Lidar com as incertezas do mercado é um dos principais desafios para empresas de todos os segmentos. Afinal, estamos passando por um período de grande esforço para a redução e estabilização da inflação no país, o que pode afetar negativamente o seu e-commerce, caso você não esteja preparado para essa situação.
Dessa forma, é essencial encontrar meios para fortalecer o negócio. Principalmente para as micro e pequenas empresas, que costumam ter menos fôlego financeiro, e menor acesso a crédito. Acompanhe a leitura para aprender a lidar com as incertezas do mercado e fortalecer o seu e-commerce durante os períodos difíceis do mercado.
Como lidar com as incertezas do mercado?
Confira as nossas dicas para aprender a lidar melhor com as incertezas do mercado, protegendo o seu negócio. As dicas fornecidas neste artigo englobam pequenas, médias e grandes empresas.
1- Realize uma boa gestão financeira
O principal pilar para lidar bem com as incertezas do mercado, é realizar uma boa gestão financeira. Organize o fluxo de caixa de seu negócio, registrando todos os recebimentos e pagamentos previstos, para ampliar sua visão de presente e futuro, facilitando a criação de estratégias para proteger a saúde financeira do e-commerce.
A gestão financeira, quando bem feita, permite o entendimento de quais são as despesas fixas da empresa, e os custos de cada produto ou serviço, facilitando algumas decisões importantes, como cortes de gastos e solicitação de serviços de crédito, como empréstimos ou financiamentos, para segurar bem o capital de giro da empresa a longo prazo.
É importante entender bem quais são os momentos certos para solicitar empréstimos ou realizar investimentos, levando em consideração o momento atual do mercado econômico. Logo, é imprescindível fazer um bom planejamento estratégico.
2- Entenda a margem de lucro
Também é fundamental entender a margem de lucro do e-commerce, e até que ponto é realmente viável dar descontos ou prazos de pagamento aos clientes sem que isso comprometa o fluxo de caixa. Diversos e-commerces acabam comprometendo a própria saúde financeira devido a descontos excessivos e indevidos, ou prazos muito longos para o recebimento de vendas.
Para evitar de enfrentar esse mesmo problema, realize um bom diagnóstico de seu negócio e entenda sua margem de lucro. Afinal, não é possível melhorar aquilo que não é medido. Para lidar bem com as incertezas do mercado e sobreviver a tempos de crise, é essencial apresentar uma visão estratégica.
Algumas dicas para controlar descontos para clientes incluem:
- Definir um objetivo: Antes de divulgar descontos, é preciso planejar e definir um objetivo principal.
- Conhecer o público: É importante entender o que o cliente busca e quais ofertas seriam mais atrativas.
- Analisar os custos: É preciso avaliar as despesas que o desconto vai gerar para o negócio.
- Estabelecer um prazo: Uma promoção boa é aquela com uma data para início e fim.
E, por fim, analise bem o contexto do mercado, para não lançar promoções de forma equivocada e acabar comprometendo a margem de lucro do negócio.
3- Renegocie pagamentos de dívidas
Quando a situação aperta, uma boa ideia pode ser avaliar bem os próximos pagamentos previstos, e renegociar o pagamento de dívidas conforme possível. Isso inclui parcelas de empréstimos/financiamentos, valores a serem pagos para fornecedores, prestadores de serviço e aluguéis.
Avalie todas as possibilidades de renegociação de dívidas, para deixar o cenário o mais favorável possível para que a sua empresa se organize em tempos incertos. Realize a renegociação de forma que as parcelas caibam melhor no orçamento do e-commerce, sem comprometer muito o fluxo de caixa, permitindo que ainda seja possível realizar investimentos, para manter o negócio funcionando.
Outra vantagem da renegociação de dívidas é que, dessa forma, você evita a inadimplência e a cobrança de multas ou juros altos pela falta do pagamento em dia, protegendo a saúde financeira do seu negócio a longo prazo.
4- Identifique os problemas
Descubra, reconheça e descreva todos os eventos que podem afetar sua empresa e impedir que seu planejamento estratégico dê certo. E, após identificado, realize uma boa análise de risco e determine a probabilidade de acontecer e qual o impacto que determinado evento pode gerar.
Esse momento é essencial para decidir qual trabalho será priorizado, e para onde o foco será direcionado, realizando um planejamento estratégico organizado, realista e eficaz.
Também é importante lembrar que nem todo tipo de risco é igual e deve ser tratado da mesma forma. Por isso, avalie cada tipo de risco e defina um plano de contingência. Ainda, crie estratégias e desenhe uma saída preventiva para cada um deles.
Separe bem os riscos internos (diretamente ligados aos processos e a estruturação da empresa), e os riscos externos (eventos fora do controle da empresa, como cenários políticos, socioeconômicos, crises de saúde pública, inflação, dentre outras situações), para garantir um planejamento eficaz.
5- Adote um bom sistema de gestão integrada
Para colocar as dicas anteriores em prática, é essencial contar com ajuda profissional. Até mesmo para micro e pequenas empresas! Um bom sistema de gestão integrada oferecerá todas as ferramentas fundamentais para ajudar a sua empresa a lidar com as incertezas do mercado.
O Mheads Sistemas oferece ferramentas como: gestão de clientes, monitoramento de vendas, cobrança automatizada, controle de produtos e estoque, administração de contas a pagar/receber (organizando o fluxo de caixa), e por aí vai.
Um sistema de gestão integrada (SGI) é importante para as empresas porque ajuda a melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos serviços. Ele também pode ajudar a reduzir custos, melhorar a comunicação interna e a tomada de decisões estratégicas para garantir a saúde financeira do negócio.
Conclusão
Em um cenário repleto de incertezas do mercado, preparar-se para enfrentar desafios e manter a estabilidade financeira se torna uma questão de sobrevivência para qualquer e-commerce.
Ao adotar uma gestão financeira sólida, entender a margem de lucro, renegociar pagamentos e identificar riscos, sua empresa estará melhor equipada para enfrentar tempos difíceis.
Além disso, contar com um sistema de gestão integrada pode fazer toda a diferença, facilitando o planejamento estratégico e garantindo a continuidade do negócio. Com uma abordagem estratégica e sólida, é possível atravessar períodos de instabilidade, transformar os desafios em oportunidades e manter o seu e-commerce competitivo.